Fato ou Fake entrou em contato com a assessoria de imprensa da primeira-dama, que desmentiu a alegação.
Janja e Lula embarcam nesta quinta-feira (24) à noite para Roma.
É #FAKE que Janja tenha sido impedida pelo Vaticano de ir ao funeral do papa Francisco Reprodução Circula nas redes sociais um vídeo que alega que a primeira-dama Janja da Silva teria sido impedida pelo Vaticano de comparecer ao funeral do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21).
É #FAKE.
selo fake g1 🛑 O que há no vídeo falso? Ele mostra uma sequência de diferentes fotos de Janja, do presidente Lula e do papa Francisco.
A primeira das imagens foi registrada em uma reunião entre os três em 14 de junho de 2024.
A narração do conteúdo mentiroso diz: "Urgente.
Janja é impedida de acompanhar Lula no funeral do Papa, exigência direta do Vaticano.
Em uma reviravolta inesperada, o Vaticano teria feito um pedido direto ao governo brasileiro, que apenas o presidente Lula participasse da cerimônia oficial em homenagem ao papa Francisco [...]". ⚠️ Por que isso é mentira? Janja não foi impedida de comparecer ao funeral do papa Francisco.
Ao Fato ou Fake, a assessoria de comunicação da primeira-dama disse que a alegação é falsa e confirmou que ela acompanhará o presidente Lula na cerimônia oficial, que ocorrerá neste sábado (26), às 5h (horário de Brasília).
O governo federal havia anunciado, nesta segunda-feira (21), que Lula e Janja iriam ao funeral do pontífice.
Eles embarcam para Roma na noite desta quinta-feira (24). Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, também viajarão a Roma.
Até a última atualização desta reportagem, a comitiva presidencial completa não tinha sido anunciada. 📌 Como é a despedida do papa Francisco? O velório aberto, para que fiéis se despeçam do pontífice, começou nesta quarta-feira (23) e termina nesta sexta-feira (24).
O funeral oficial, no sábado (26), começa com uma missa na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
A celebração vai marcar o início dos "novemdiales", os nove dias de luto e orações pela morte de um papa. Ao contrário de seus antecessores, Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na cripta da Basílica de São Pedro. O papa Francisco recebeu o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja, no Vaticano no dia 21 de junho de 2023 Ricardo Stuckert/Presidência da República É #FAKE que Janja tenha sido impedida pelo Vaticano de ir ao funeral do papa Francisco Reprodução Leia também É #FAKE que papa Francisco tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-feira Santa É #FAKE que papa tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa VÍDEOS: Fato ou Fake explica VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito